Especialista alerta para tendência de alta de ocorrências de segurança no fim do ano
Como forma de prevenção, a Guarda Municipal de Barueri realiza Operação Natal Seguro e Primavera
Moradores de Alphaville têm relatado ocorrências de segurança no bairro. No sábado (3), quatro assaltantes teriam roubado uma moto na Avenida Tucunaré. Já no dia 26 de novembro, um motorista foi abordado por um indivíduo em uma motocicleta no estacionamento da loja Gregory, na Alameda Rio Negro.
À reportagem, o delegado do 2º DP de Alphaville, Ednelson de Jesus Martins, informou que ainda não há registro das ocorrências citadas e ressaltou a importância de fazer boletim. “O caso relatado na Alameda Rio Negro parece que, de fato, ocorreu. A vítima não quis e não quer fazer registro da ocorrência o que é ruim, até mesmo para efeito de estatística”, apontou.
Ainda segundo o delegado, durante o fim do ano, com as confraternizações, as ocorrências de segurança tendem a aumentar. “A tendência é essa, de crescimento, e a polícia sabe disso. Por isso, ela trabalha forte na prevenção. Apesar dos casos pontuais, até esta data estamos com bons índices”, destacou.
Natal Seguro
Pensando nisso, a Guarda Municipal de Barueri iniciou em dezembro a Operação Natal Seguro, concomitante à Operação Primavera segura, que irá até o dia 2 de janeiro de 2023. Nesta iniciativa, há um maior efetivo nas ruas e também patrulhamento ostensivo a pé pelo comércio de regiões pontuais. “Operações conjuntas com Polícia Militar têm sido feitas constantemente pela região de Alphaville”, enfatizou a gestão.
Dados SSP
Dados de outubro da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo (SSP), os mais recentes divulgados, mostrou um aumento em ocorrências de roubo e furto tanto em Barueri como em Santana de Parnaíba.
Em outubro, no município barueriense, foram 89 casos de roubo, ante 60 no mesmo período do ano passado. Em relação ao dado que corresponde a furto, passou de 211 para 216.
Já em Parnaíba, foram anotadas 13 ocorrências de roubo em outubro deste ano, contra 11 em 2021. A cidade registrou um caso a mais de furto em comparação ao ano passado, de 60 para 61.
Fonte: Folha de Alphaville