Final do concurso de soletração da EMEF Suzete agita o Museu da Língua Portuguesa
– 10 DE OUTUBRO DE 2023
Por iniciativa de Elias Spósito, professor de Língua Portuguesa da EMEF Profa. Suzete da Costa e Silva Mariano, um campeonato de soletração de palavras similar ao “Soletrando”, que Luciano Huck apresentava nas tardes de sábado na Rede Globo, começou no 4 de agosto nas salas da unidade escolar do Jardim Maria Helena.
“Fornecemos aos alunos uma lista com cerca de 600 palavras e com a ajuda de professores de outras matérias, começamos a disputa com duplas das quatro turmas, no sistema de eliminatória simples até que chegamos aos quatro finalistas (Mariana Batista e João Victor de Souza Silva, de 13 anos e Gabriel Pereira e Miguel Campos, de 12 anos, todos do 7º ano”, conta Spósito.
A final do concurso tinha tudo para ocorrer na própria EMEF Suzete, mas o mestre sonhou em realizar a disputa no “Maracanã do idioma pátrio”. Ele encaminhou a solicitação à direção do Museu da Língua Portuguesa e teve a ideia prontamente acatada.
“Foi muito gratificante colaborar com a escola. Cedemos o espaço do saguão B e disponibilizamos mesas, cadeiras e microfones para a realização da atividade; além do educativo, acompanharam as equipes de operações e tecnologia”, declara Guilherme Ramalho dos Santos, assistente de coordenação do Núcleo Educativo do Museu.
“Muita gente que passava pelo corredor ficava curiosa para saber o que estava acontecendo durante a disputa” relembra Elias. No final, João Victor soletrou corretamente a palavra “shakespeariano” e foi o campeão. “Estou muito orgulhoso e até comemorei. Quase perdi fácil na fase inicial, mas fui bem depois”, conta. Ele afirma que tem média sete na matéria e que quer ser empresário de mercadorias (sic) no futuro.
“Tivemos dificuldades em soletrar as palavras que têm dois ‘s’ e ‘sc’ (dígrafos)”, revelam Mariana (4º lugar) e Gabriel (vice-campeão). Miguel (3º), por sua vez, está perseguindo o título. “Já fiquei em 2º lugar num campeonato de soletração em Ilha Solteira (SP)”, gaba-se.
A exemplo de uma visita realizada no mês anterior, os alunos visitaram na tarde do dia 29 de setembro a Pinacoteca de São Paulo, que fica bem próximo ao Museu. Lá, puderam apreciar a exposição “Sinfonia das Cores”, da artista Sônia Gomes e todo o acervo. Para conduzir os 75 alunos, houve a necessidade de fretar dois ônibus (cada família investiu R$ 35,00).
Os inspetores Angélica Hosana de Oliveira Teixeira, Claudenice de Carvalho Mattos, Ana Paula Rosa Barros, José Afonso Nunes, Juliana Aparecida Marcilino (coordenadora) e Lucas Antônio Barreto da Silva (professor de Artes) compuseram a comitiva. A iniciativa contagiou até Fabiola Paula Ribeiro Fernandes (mãe das alunas Júlia e Luíza Fernandes), que não quis ficar de fora da jornada cultural.Previous
Fonte: Portal Barueri