Independência: Barueri e região realizam desfiles no sábado (7)
Neste sábado (7), celebra-se os 202 anos da Independência do Brasil. Para comemorar a data, as cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jundiaí, Osasco e Santana de Parnaíba irão realizar os tradicionais desfiles cívicos.
Nas cidades de Cotia, Jandira e Vargem Grande Paulista, as administrações públicas informaram que não realizaram nenhuma comemoração no Dia da Independência do Brasil.
À reportagem, o município de Barueri informou que o desfile ocorrerá na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro da cidade. O tema desta edição de 2024 é “75 anos de Barueri”.
“As celebrações costumam iniciar no Parlamento 26 de Março, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Barueri, seguido pelo desfile cívico que deve iniciar por volta das 8h”, explicou a gestão municipal barueriense.
Já em Carapicuíba, a festividade de 7 de setembro tem como tema “A Diversidade Cultural Carapicuibana”. O desfile irá ocorrer na avenida Deputado Emílio Carlos, a partir das 9h, com expectativa de participação de mais de 4.000 expectadores e 4000 participantes.
Para o evento, a avenida estará interditada a partir do dia 6, das 23h59 às 22 horas do dia 7, com as devidas sinalizações de desvios.
Na cidade de Osasco, a festa terá como tema “Ciência e Tecnologia a Serviço da Humanidade”. O evento, aberto ao público, ocorrerá no sábado (7), a partir das 8h, na Avenida dos Autonomistas, altura do nº 3030.
Como parte do protocolo cívico, a cerimônia de Hasteamento das Bandeiras será realizada às 8h, em frente ao mastro da Câmara Municipal de Osasco, antecedendo o desfile.
Dia da Independência em Osasco: confira mais detalhes
Segundo a Prefeitura, a escolha do tema para o desfile da independência desfile de 2024 é ligada a modernização da educação na rede municipal. Com investimentos que vêm transformando o processo de ensino e aprendizagem, a festividade visa destacar a importância da tecnologia na formação dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.
Ao Giro, a gestão municipal informou que estimativa é que cerca de 20 mil pessoas participem do evento.Na sexta-feira (6), a partir das 20h, haverá interdição de parte da Avenida dos Autonomistas, no trecho da Rua Antônio Agú até a Avenida Santo Antônio, próximo ao prédio da Telesp.
Já no sábado (7), dia do desfile, essa interdição se estende até o Viaduto Metálico, porém com acesso para quem vai entrar na Rua Primitiva Vianco). Haverá interdição total da Rua João Crudo; parcial da Rua Antonio Agú (transito liberado até a Rua Minas Bogasian) e interdição total da Rua Dionísio de Camargo e Rua Ida Tronoloni Bozi.
Dia da Independência em Itapevi e Santana de Parnaíba
Em Itapevi, o desfile ocorrerá no Corredor Oeste Metropolitana, na Rodovia Nelson Ferreria da Costa, no centro da cidade. O evento começará a partir das 08h e terá com tema “Construindo no presente um futuro justo e consciente”. A estimativa é de três mil participantes e dez mil pessoas assistindo o evento.
Já na cidade de Santana de Parnaíba, ocorrerá na avenida Tenente Marques, 5.555, Fazendinha, a partir das 09h. Neste ano, o tema será “Escola – um espaço para construção de sabres”.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Ao todo, cinco mil pessoas irão participar, entre alunos, professores, equipe técnica, coordenadores. Haverá bloqueios nos trânsito, nas proximidades do local do evento, entre 6h e 14h, sob responsabilidade da Secretaria de Transporte e Trânsito e Guarda Civil Municipal (GCM).
Independência: informações sobre 7 de setembro em Jundiaí
Em Jundiaí, o desfile de 07 de setembro, ocorrerá das 9h às 11h, na Avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir da Praça Ricieri Barlera, altura paralela à rua Evandro César Gnaccarini, no Centro da cidade.
Entre os desfiles confirmados estão o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) da rede municipal de ensino – Unidade de Gestão de Educação (UGE), Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Ordem DeMolay, Grupos Escoteiros, Grupo Patinando Jundiaí, Grupo Aki é Show e estudantes do Sesi Jundiaí.
Na festividade da Independência, ainda haverá o desfile de membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, Associação Bethel Lótus – Filhas de Jó, Brigadistas Mirins, Instituto Padrão Militar, oficiais da Polícia Militar, membros da Polícia Civil, agentes Guarda Civil Municipal, Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC), Associação dos Vigias Autônomos e integrantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Haverá ainda barracas dos permissionários das feiras e varejões municipais posicionadas na rua Evandro César Gnaccarini.
Fonte: Jacidade