Barueri

Mutirão de combate à dengue avança para o Jardim Tupan neste sábado, 25

Os mutirões de combate à dengue em Barueri, promovidos pela Secretaria de Saúde da cidade e realizados pela Divisão Técnica de Controle de Vetores/ DTCV – Combate à Dengue, não param e, agora, será a vez do Jardim Tupan receber as equipes de agentes de prevenção às endemias nas ruas Manoel Henriques, Manoel Moreira, Ásia, José de Alencar, Eça de Queiroz, José Lins do Rego e Fernando Pessoa.  

Os agentes visitarão as casas dos munícipes para identificar focos de reprodução do mosquito em garrafas vazias, pneus, pratos de vasos de plantas e demais objetos que possam represar água, fato que ocorre de forma mais intensiva durante as chuvas de verão. Por essa razão, e para proteger a população barueriense, o trabalho de reforço das visitas torna-se tão necessário.  

Cuidado com a dengue 
A doença é transmitida quando o mosquito Aedes aegypti pica uma pessoa doente e passa para outra pessoa em boas condições de saúde, podendo gerar os seguintes sinais: febre, dor de cabeça, cansaço, dores musculares, articulares e atrás dos olhos. É importante procurar atendimento médico logo aos primeiros sintomas, pois a doença pode evoluir para a fase hemorrágica e levar à morte. Em Barueri, as UBS’s e prontos-socorros  estão sempre de prontidão para receber a população. 

A responsável pela Divisão Técnica de Controle de Vetores/ DTCV – Combate à Dengue, Marta Chaves, conta como será o trabalho neste sábado, no Jardim Tupan. “A atividade desenvolvida será de controle contra o criadouro do mosquito. Os os Agentes de Controle e Prevenção as Endemias realizam o tratamento Químico com uso do larvicida em recipientes de difícil remoção”, informa. 

Ela ainda reforça que o combate é dever de todos e que o perigo pode estar muito perto de nós, ou seja, dentro das casas. “É importante lembrar que combater a dengue é responsabilidade de todos nós, uma vez que a maior parte dos criadouros estão dentro das residências. Uma tampinha de garrafa, baldes, brinquedos, piscinas, caixas d’água, tambores, pneus, vasos de plantas na água, lajes, lonas, calhas, bacias, garrafas pets, entre outros recipientes, são os mais encontrados em nossa rotina. Ainda estamos encontrando muitas larvas positivas para o Aedes aegypti e o descarte irregular de lixo, somado ao calor e às chuvas, são combinações perfeitas para favorecer o desenvolvimento do mosquito da dengue”. 

Ela finaliza, orientando a população: “os cuidados são simples e, você morador, só precisa de um dia na semana para verificar se há focos em sua casa. 10 minutos é o suficiente para acabar com esse vilão”. 

Fonte:Portal Barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×