Número 1 do Impressionismo, exposição de Monet chega a Alphaville em 1º de setembro
Exposição Le Rêve será aberta no dia 1º de setembro, no Espaço Rise
Setembro chega a Alphaville com as cores de Claude-Oscar Monet (1840-1926), o nome número 1 do Impressionismo que ganhará, a partir do dia 1º, exposição interativa e tecnológica, no Espaço Rise.
Em Le Rêve, o público poderá mergulhar na beleza de 150 obras do pintor francês que batizou um dos movimentos mais importantes da história da arte, dispostas em ricas composições audiovisuais espalhadas em oito ambientes de mais de 1600 m². E tudo 100% Made in Brazil: desde a organização e produção, até a curadoria de Paula Borghi, premiada curadora e crítica de arte com dezenas de trabalhos feitos ao redor do mundo.
Ela citou à reportagem da Folha de Alphaville o desafio de fazer a seleção. “Oscar-Claude Monet é um artista que morreu aos 86 anos de idade, nasceu no século 19 e morreu no século 20, contra as estatísticas da época, ele viveu muito, por isso, buscamos trazer para essa exposição, esse sonho, um recorte curatorial que conseguisse pontuar o Monet ao longo de sua trajetória, então, temos obras desde o primeiro período até o final da vida do artista”.
Nesse ambiente imersivo, Paula destaca que a obra de Monet segue atemporal. “É um trabalho que continua a nos encantar e certamente continuará durante muitos séculos”.
3D e Spoiler
Apesar de esta não ser a primeira exposição interativa do Monet no Brasil e no mundo, Paula Borghi destaca a edição como singular. “Teremos uma expografia completamente inovadora, convidativa e sedutora. Essa é a marca que a exposição vai deixar do Monet em Alphaville e com algumas surpresas, já que traz o público para dentro da obra, literalmente. Quem nunca quis estar naquela pontezinha japonesa no jardim com as ninfeias de Monet? Acho que eu dei um spoiler. Quem for, terá registro dessa experiência e outras tão ricas e únicas que a gente guarda para sempre”, relata Paula.
Imagens da perspectiva do espaço Rise, que receberá a exposição. (Foto:DIVULGAÇÃO MOET LE RÊVE)
Denise Bedinelli, diretora de planejamento na Via BR Cenografia, responsável pela exposição, diz que o objetivo é encantar. “Além do acervo grandioso, apresentado tecnologicamente, criamos uma ambientação cenográfica rica inspirada na vida e obra do artista, com reproduções em 3D onde as pessoas serão inseridas nas obras”, explica.
SERVIÇO
MONET LE RÊVE
Alameda Rio Negro, 650 / Alphaville
De 1º de setembro a 30 de novembro
Todos os dias, das 10h às 22h
Ingressos: entre R$ 35 (meia) e R$ 110 – consultar dias e horários da semana
Vendas: neste link
Fonte: Folha de Alphaville