Praças das Artes de Barueri é inaugurada em grande estilo
Com a presença da população e autoridades de Barueri, além de grandes apresentações e com muito luxo foi inaugurada a Praça das Artes de Barueri neste sábado (22).
Um projeto revolucionário no estado de São Paulo, o enorme complexo cultural Praça das Artes, nomeado como “Gugu Liberatto” se encontra em uma área de 22 mil m², com 380 vagas de estacionamento, 1 teatro para 952 pessoas e com capacidade para uma orquestra de 80 músicos.
Para um grande projeto, a inauguração só poderia ser em grande estilo, desde o início do anoitecer de sábado (22), o empreendimento cultural recebeu diversas apresentações artísticas, com destaque para o ballet nas alturas, na faixada do prédio realizado pela Cia Base Dança Vertical, a especial apresentação do renomado artista barueriense, Marcello Airoldi e o grande espetáculo “Cinema in Concert” com regência do maestro João Carlos Martins, que foi acompanhado pela Bachiana Filarmônica SESI-SP.
Para o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, o projeto tem potencial para revolucionar a forma como se pensa arte e cultura no Brasil. “Garantir a democratização e o acesso aos bens culturais para a população de Barueri é o grande intuito desse investimento feito pela Prefeitura da Cidade, que tem planos ambiciosos para o projeto. Com a Praça das Artes, aqui, sem sombra de dúvidas, será o centro das artes da região oeste da grande São Paulo. É daqui que sairão os grandes artistas da nossa região,” reforça ele.
A arquitetura contemporânea e colorida do projeto de Ruy Ohtake (1938-2021) proporcionará à população da região espaços agradáveis e de boa convivência. A edificação se divide entre a Praça das Artes, Teatro e a Secretaria da Cultura, que também ocupará o espaço.
A programação do local será distribuída em cinco andares e se organizará em torno de um
grande átrio central que integra visualmente três níveis. Os espaços vão abrigar oficinas de artes
visuais e plásticas, salas de aulas para artes visuais, de teatro, música e dança, auditório para até
130 pessoas, espaço para leitura, um bar e restaurante.
Toda essa estrutura, desenvolvida com iluminação e acústica de última geração, está preparada para receber grandes espetáculos e aumentar a capacidade de atendimento para, aproximadamente, 10 mil alunos. O projeto tem capacidade para atender um público flutuante de 300 mil pessoas por ano.
A Praça das Artes em números:
- Área construída: 22 mil m2
- 1 Teatro para 952 pessoas e com capacidade para uma Orquestra de 80 músicos;
- 1 Palco aberto
- 1 Auditório para 130 pessoas;
- Espaços Multiculturais espalhados pelos andares;
- Espaço de Convivência;
- 12 Salas de Aula para Música;
- 12 Salas de Aula para Oficinas de Artes Visuais e Plásticas;
Por Edson Mesquita Jr/Zero Hora Digital