Prefeitos preparam estudo técnico para tirar região da ‘fase vermelha’
Durante reunião do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo), onze prefeitos decidiram pedir ao governador do estado, João Doria, a retirada das cidades da fase vermelha aos fins de semana. Para isso, o Consórcio fará um levantamento, com as Secretarias da Saúde dos municípios, com o número de leitos e equipamentos disponíveis para tratamento contra Covid-19.
Segundo o Cioeste, o estudo técnico deverá estar concluído na sexta-feira, 29. “Desta forma, protegemos a vida e o emprego das pessoas, obedecendo as regras de restrições de horário e ocupação”, disse o prefeito de Osasco e presidente do Consórcio, Rogério Lins (Podemos), em suas redes sociais. A expectativa é de que o próprio prefeito entregue o relatório, na segunda-feira, 1º, ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi.
A medida, caso seja adotada, valerá para todos os municípios que fazem parte do consórcio: Araçariguama, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cajamar, Cotia e Vargem Grande Paulista. Na última sexta-feira, 22, o governo estadual rebaixou a região da fase amarela – onde estava desde o final de novembro – para a laranja, mas determinou restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos fins de semana e feriados.
Isso significa que apenas farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria poderão funcionar. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. A medida começou a valer nessa segunda-feira, 25, e seguem até o dia 7 de fevereiro.
Fonte: Web Diário