Sads e CMI festejam a melhor idade
– 24 DE OUTUBRO DE 2022
O Parque Municipal Dom José foi palco de um evento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (celebrado em 1º de outubro) na sexta-feira, dia 21. Idealizado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e organizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), o evento reuniu idosos que se utilizam dos serviços da assistência.
Participaram cerca de 200 idosos do Grupo Vida, do Creas e dos seis Cras da cidade: Jardim Belval, Engenho Novo, Parque Imperial, Jardim Mutinga, Jardim Paulista e Jardim Silveira. A Sads contou com a parceria das Secretarias de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Saúde e Esportes.
Programação
Tai chi chuan, zumba, expressão corporal e dança circular foram as atividades trazidas pela Sads que animaram os idosos. Além disso, a Secretaria de Saúde promoveu uma oficina de alimentação saudável e trouxe práticas que contribuem para a promoção da saúde, como aromaterapia, fitoterapia, geoterapia, ioga e ayurveda (medicina tradicional indiana).
O palco teve como cenário as obras das Basquianas, grupo de idosas que fazem grafite no Cras do Parque Imperial.
Mais atenção para o idoso
O vice-presidente do CMI, Rodrigo Menocci, agradeceu a todos que participaram do evento e convidou o público a participar das reuniões do Conselho Municipal do Idoso para que ele seja cada vez mais atuante.
Já a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, dirigiu-se aos idosos dizendo que envelhecemos todos os dias. “O governo de Barueri valoriza os idosos oferecendo equipamentos, serviços e projetos voltados para essa população”, disse. Ela acrescentou que para um envelhecimento saudável “é importante fazer exercícios, participar de atividades, conversar com os amigos e ter alegria”. Adriana destacou ainda que a Sads está ampliando as atividades para os idosos em todos os Cras da cidade.
Dia Internacional da Pessoa Idosa
Em 1991, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a data de 1° de outubro como Dia Internacional do Idoso com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Em 2003 surgiu o Estatuto do Idoso. Este ano, o Estatuto do Idoso ganhou nova denominação e passou a chamar-se Estatuto da Pessoa Idosa. Assim, o Dia Internacional do Idoso agora é Dia Internacional da Pessoa Idosa. O Conselho Municipal do Idoso também passará a chamar-se Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Fonte: Portal Barueri