BarueriSaúde

Saúde atualiza profissionais das UBSs sobre Bolsa Família

A Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), promoveu uma capacitação, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), no dia 20 de junho, para agentes comunitários, assistentes sociais e equipes de enfermagem sobre o Bolsa Família e outros programas de transferência de renda do Governo Federal.  

O objetivo da ação foi atualizar os profissionais sobre novas regras e fortalecer a rede de atendimento. O encontro aconteceu na Centro de Especialidades e capacitou ao todo 120 profissionais. 

A capacitação vai ao encontro do novo ordenamento do Governo Federal em acompanhar sistemicamente os beneficiários de programas sociais. Já que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são espaços também comprometidos em acolher e acompanhar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a atualização se mostrou de extrema importância. 

“Muitas famílias vulneráveis beneficiárias acabam procurando as Unidades para garantir o cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família. Essa é uma oportunidade de fazer o acompanhamento, independentemente se está recebendo o benefício ou não”, explica a diretora técnica de Assistência Multiprofissional da Cabs, Kely Cristina Apolinário de Almeida, 

A assessoria técnica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Sads, composta pela assistente social Janaina Aparecida de Jesus e pelo técnico-administrativo Eduardo Albuquerque Vaz, falaram sobre os benefícios do Bolsa Família, o Cadastro Único, Benefício da Prestação Continuada e a importância da Vigilância Socioassistencial, dentre outras informações. 

“Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social’, explica Janaina. 

A assessora técnica da Cabs, Maria Inês Rosa Ribeiro Costa, explicou sobre o novo cofinanciamento federal para o piso da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) e as novas metodologias para o serviço em saúde. 

“O Ministério da Saúde já visualiza, por meio do sistema e-Gestor, quem são as pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo sistema de saúde. Desta forma, é possível rastrear essas pessoas e identificar quem pode receber o benefício. É quando o agente comunitário entra em ação, fazendo a busca ativa desse vulnerável”, ressalva.

Fonte:Portal Barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×