Projeto “Transitando” chega a Carapicuíba para ensinar educação no trânsito para crianças
Iniciativa visa promover a conscientização sobre o trânsito para o público infantil
As crianças ainda não são motoristas, mas são pedestres, passageiras ou ciclistas, o que também torna importante incluí-las na pauta sobre educação no trânsito. Pensando nisso, no dia 30 de setembro, serão realizadas apresentações do projeto “Transitando” em Carapicuíba/SP.
De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), em 2022 foram registrados 979.878 acidentes de trânsito. Dessa forma, projetos como esse são essenciais para promover a conscientização desde a infância.
O projeto “Transitando” realizará a criação, produção e circulação de uma peça teatral infantil, com apresentações gratuitas. Também serão distribuídas cartilhas informativas com a mesma temática trabalhada.
Os objetivos do projeto envolvem viabilizar o acesso das instituições públicas infantis aos espetáculos teatrais de qualidade, além de questionar, discutir e pontuar as necessidades urbanas que envolvem o trânsito, ensinando as crianças sobre as melhorias. Os temas abordados envolvem a segurança no trânsito, sinalização e cidadania.
Sobre a peça
A peça “Transitando” mostra que, durante as aulas da Professora Eva sobre educação no trânsito, nem todos os alunos estão interessados no tema. Cauê é um deles, que acha que é assunto para adulto, mas acaba descobrindo na prática que ele deveria ter prestado mais atenção nas aulas para evitar possíveis acidentes.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Transitando” tem a produção de AF dos Santos Produções – ME, apoio da Komedi e Sancell, patrocínio da Total Express e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“Acreditar que a juventude é a principal protagonista como transformadora no desenvolvimento de um futuro melhor, com energia e criatividade faz parte da essência da Total Express. O poder da educação e da cultura são, para nós, agentes principais para forjar um amanhã mais próspero e equitativo. Este projeto é a expressão tangível de nosso compromisso com o crescimento e avanço das comunidades regionais. Convidamos vocês a mergulharem nesta jornada de aprendizado e descobertas, aproveitando ao máximo cada oportunidade de interação e colaboração. Acreditamos no potencial e capacidade coletiva das comunidades de superar desafios e alcançar objetivos de crescimento potenciais. Que este projeto impacte positivamente e alcance a todos os jovens, servindo como um farol de inspiração e empoderamento. Que vocês cultivem a felicidade, o respeito mútuo e a responsabilidade em todas as suas interações, impulsionando assim a transformação da sociedade como um todo. Estamos ansiosos para testemunhar estas conquistas e compartilhar desta jornada de crescimento conjunto”, afirma Eduardo Peixoto, VP da Total Express.
Sobre a Total Express: Atuando no ramo de logística há 30 anos, a Total Express possui uma alta capacidade de entregas em 100% do território nacional, trabalhando com opções rápidas e otimizadas de entrega e retirada de produtos, a empresa possui uma estrutura robusta com mais de 16 HUBs com malhas regionais e mais de 120 bases last mile espalhados pelo país, sendo os dois maiores da empresa localizados em Jundiaí (SP) e Barueri (matriz da companhia), região metropolitana de São Paulo. Com muitas soluções e inteligência embarcadas na operação, a Total Express possui capacidade de processar mais de 1 milhão de volumes por dia.
Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Transitando” em Carapicuíba/SP
Datas, horários e locais:
30/09 – 9:30 e 14:30
EMEI Evani Tortolero Pierine
Rua: Miguel V. Ferreira, nº 44 – Vila Dirce – Carapicuíba/SP
Fonte: Jornal Digital da Região Oeste