Prefeitura de Itapevi acaba com as escolas de madeira
Município tinha seis escolas sem condições de atender as crianças da rede e agora conta com Mercadão, Creche Primeiros Passos, Escolas do Futuro e muitos outros equipamentos
Desde 2017, a Prefeitura de Itapevi trabalhou para eliminar as seis antigas escolas de madeira. Com muito trabalho a administração municipal conseguiu finalizar esse desafio em julho deste ano. O passado ficou para trás com a derrubada do Cemeb Machado de Assis, no Jardim Cruzeiro que estava em péssimas condições.
A iniciativa faz parte do programa Educa Itapevi, que tem como pilar principal melhorar a qualidade do ensino. Portanto, o programa tem como meta tornar a educação de Itapevi uma referência nacional.
Quando aconteceram as demolições
Mas no início de 2017, a administração contava com seis unidades de madeira localizadas nos bairros Cohab, Vila Dr. Cardoso, Centro, Jardins Itacolomi, Santa Rita e Cruzeiro. Todas foram demolidas ao longo dos últimos oito anos, abrindo espaço para novas escolas ou modernos equipamentos públicos.
Então, a primeira unidade demolida foi o Cemeb Maria Clara Machado, na Cohab, em 2019. No início de 2020, a estrutura antiga do Cemeb Padre Giovanni Cornaro, no Cardoso, foi a segunda. No local, foi construída a Escola do Futuro.
Em 2020, o prédio que abrigava o antigo EMIC (Escola Municipal de Integração da Criança), o Cemeb Prefeito Romeu Manfrinato, na Avenida Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste), também teve o mesmo fim. No local, está em construção o Mercadão Municipal.
Portanto em 2020, a Prefeitura demoliu parcialmente o Cemeb Vinicius de Moraes, no Jardim Itacolomi. Em agosto do mesmo ano, a cidade alcançou mais um marco significativo com a demolição da escola de madeira do Cemeb Professora Irany Toledo de Moraes, no Jardim Santa Rita que deu espaço para a construção da primeira Creche Primeiros Passos de Itapevi, que atualmente recebe mais de 400 alunos em tempo integral.
Fonte: Jornal Digital da Região Oeste