OsascoSaúde

Osasco tem 44% dos leitos de UTI ocupados

De acordo com boletim do coronavírus publicado pela prefeitura de Osasco, anteontem, cidade tem 44% leitos de emergência ocupados e 10% respiradores com pacientes. Município contabiliza, desde o início da pandemia, 30.025 casos confirmados de Covid-19 com 28.743 pessoas curadas. Já o total de óbitos soma 1096, sendo 590 mortes em Osasco e 506 fora.

Durante coletiva de imprensa mais recente, o governador João Doria anunciou que dez regiões do estado avançaram de fase na nova reclassificação do Plano São Paulo. E isso só é permitido com a melhora nos índices de controle da pandemia. A Grande São Paulo mesmo avançou da fase laranja para a amarela, onde regras para comércio e serviços são menos rígidas.

O que o estado toma como base para definir a fase são a a queda do número de internações hospitalares de forma consecutiva e a abertura de novos leitos, ou baixa ocupação dos leitos existentes. Por isso a grande recomendação é a de que prefeitos tenham cuidado e zelo e sigam a orientação do estado para manter a pandemia sob controle.

A fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

Fonte: Web Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×