Pela 1ª vez este ano Osasco tem taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60%
A primeira semana da fase de transição do Plano São Paulo começou com a maioria das cidades da região com taxas de ocupação de leitos de UTI abaixo de 90%, índice bastante comum no início de abril.
Em Osasco, a ocupação de UTI nesta segunda-feira (19) é menor que 60% – na segunda-feira da semana passada essa taxa era de 73,5%. Nas redes sociais o prefeito Rogério Lins comemorou a queda nos índices. “Graças a Deus pela 1ª vez, nesse ano de 2021, iniciamos uma semana com menos de 60% de ocupação de leitos de UTI Covid! Se todos continuarem colaborando e tomando os cuidados necessários, dia após dia, venceremos gradativamente essa guerra!”
Os leitos de enfermaria também registraram queda. A ocupação atual é de 58,3%, bem menor se comparada com a da semana passada, quando o índice estava em 92,7%.
A ocupação leitos de UTI em Barueri é a mesma registrada há sete dias: 86,4%. Já a taxa de leitos ocupados em enfermaria caiu de 71,52% para 67,72%.
Em Itapevi houve queda nos dois índices. Enquanto, nesta segunda, foi registrada a taxa de 59% para UTI e 21% para enfermaria, na semana passada ocupação era de 62% e 56%, respectivamente.
Já em Jandira a semana começou com 18,9% dos leitos de enfermaria ocupados. A cidade não tem leitos de UTI.
Carapicuíba é a cidade da região que não apresentou queda nos índices de UTI. A rede municipal de Saúde permanece com os 98% de leitos de UTI ocupados. A ocupação em enfermaria é de 28% – semana passada taxa era de 20%.
A fase de transição começou no domingo (18) e está dividida em dois períodos. Na primeira semana, de 18 a 23 de abril, a flexibilização acontece para o setor do comércio, incluindo lojas de shopping, com funcionamento permitido das 11h às 19h.
Nesse período, também é permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
No período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.
Fonte: Web Diário