Clima e Previsões

Mês deve ser de chuvas acima da média nos municípios, diz Climatempo

Até o dia 10, choveu 116,8 mm em Barueri e 257,4 mm em Santana de Parnaíba

Fortes chuvas têm afetado recentemente a região e causado danos. No domingo, dia 8, uma árvore caiu na Av. Alphaville, no sentido Residencial 2, próximo ao Posto Policial de Alphaville, levando à interdição da via. Além disso, no dia 1°, ocorreu o rompimento de uma adutora na Alameda Araguaia, resultando na formação de uma cratera no local. 

Segundo Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo, em outubro, até o dia 10, já choveu mais do que o esperado nas cidades, superando a média do mês.”Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais mostram que, entre os dias 1° e 10 de outubro, choveu 257,4mm em Santana do Parnaíba, valor que já supera a média para o mês que é de 124mm. Em 2022, durante os 31 dias de outubro choveu 87,4 mm.Em Barueri, neste mês, foram registrados 116,8 mm. A média para outubro é de 134 mm. Em 2022, durante os 31 dias de outubro choveu 92,0 mm”, destacou.

Mais chuvas

De acordo com Josélia, outubro é um mês naturalmente mais quente em todo o estado e marca o início de pancadas de chuva mais frequentes, mas sem regularidade.

“Em outubro de 2023, o fenômeno El Niño continua se fortalecendo e vai continuar influenciando o clima global e no Brasil no decorrer de toda a primavera e no verão”, explicou.

A especialista destacou ainda que a previsão é que este mês termine com temperatura e volumes de chuva acima da média em Barueri e em Santana do Parnaíba. “A frequência de eventos de chuva deve diminuir na segunda quinzena do mês”, apontou.

Fonte: Folha de Alphaville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×