OPERAÇÃO RAIO X: POLÍCIA CUMPRE MANDADOS CONTRA SUPOSTOS DESVIOS NA ÁREA DA SAÚDE EM VÁRIAS CIDADES
Segundo a Polícia Federal, os crimes sob investigação são fraudes em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Enquanto no Pará, na Operação SOS, a POLÍCIA FEDERAL fez buscas e apreensões no Gabinete do Governador Helder Barbalho (MDB-PA).
Em São Paulo a operação Raio X cumpre buscas em salas da Câmara de Vereadores de São Paulo e da Secretaria de Saúde de São Paulo.
A Policia Federal indicou ainda que além de dar ordens expedidos pelo STJ, são cumpridas mais de 64 mandados de busca a apreensão expedidos pelos Juízes das Varas de Birigui e Penápolis no interior se São Paulo.
As atividades fazem parte da Operação Raio X aberta pela Policia Civil de S. Paulo. e o Ministério Público do Estado para desmantelar grupo criminoso especializado em desviar dinheiro destinado a saúde mediante celebração de contratos de gestão entre municípios e Organizações Sociais.
Cerca de 800 policiais e 40 servidores da Promotoria participam das atividades da Raio X em dezenas de municípios do Estado de S. Paulo; entre eles Penápolis, Araçatuba, Osasco, Birigui, Carapicuíba, Ribeirão Pires, Lençois Paulista, Agudos, Barueri, Guapiara, VARGEM GRANDE PAULISTA, Santos e Sorocaba bem como em cidades do Pará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Das ordens de busca, 180 são cumpridas em São Paulo, e 57 em outras unidades da Federação.
Um dos mandados e cumpridos na Câmara Municipal de São Paulo foi contra o chefe de gabinete do vereador Eliseu Gabriel e secretário do PSB.
Os agentes também estiveram na Secretaria da Saúde do Estado para vasculhar duas salas, a de uma médica e a de uma advogada.
Segundo a PF, os crimes sob investigação, são fraudes em licitações, falsidade ideológicas, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O Governador João Dória (PSDB) afirmou pelo Twiter, “não vamos tolerar, que o Estado seja vitima de inescrupulosos e informou que deu ordens para que o secretário da pasta Jean Gorinchtei “passe um pente fino nos contratos com as organizações Sociais”.
Secretário de Saúde de Vargem Grande assina contrato com a Casa de Saúde de Birigui
Dr. João de Deus (Secretário de Saúde), que no início do gverno saiu da Secretaria de Saúde de Vargem Grande Paulista para ser Secretário da Saúde em Osasco, deixando em seu lugar a esposa, depois do escandalo em Osasco, retornou ao posto em Vargem Grande Pta. é quem assina o contrato com essa Casa de Saúde de Birigui e renova o contrato também com o Procurador responsável pela Casa de Saúde, o Procurador Rodrigo Magalhaes Borges; com domiciílio no bairro da Mooca.