CulturaDestaque

Com intervenções teatrais gratuitas em Barueri e Santana de Parnaíba, projeto “Tá ligad@?” dialogou com jovens sobre prevenção, bullying e outros temas importantes

As ações aconteceram entre os dias 15 e 18 de março em escolas públicas e programas socioeducativos para jovens


Na última semana, de 15 a 18 de março, as intervenções teatrais do Projeto “Tá ligad@?” Reuniram 560 jovens de programas socioeducativos e estudantes de escolas públicas em Barueri e Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.

Foram 12 (doze) apresentações gratuitas de um talk show muito divertido, que misturou música e palhaçaria para dialogar com o público jovem sobre temas como prevenção de DSTs, gravidez não planejada, bullying, entre outros.

Projeto Tá ligad@? – Foto: Divulgação/Luciana Gandelini

Ao interagir com os espectadores de forma lúdica e descontraída, o projeto “Tá ligad@?” Buscou surpreender o público, proporcionando uma experiência de aproximação e identificação com temas complexos que permeiam o cotidiano da juventude.  

Além das apresentações, foram também realizadas 04 (quatro) palestras gratuitas, uma em cada local, com a participação de 133 professores, arte educadores e estudantes.

As palestras refletiram sobre a utilização do teatro em sala de aula e como esta linguagem pode incorporar e ser incorporada por diferentes áreas de ensino, ampliando possibilidades para a realização de uma educação plena.  

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura, o projeto é uma produção da Ricardo Martins Fotografia LTDA e contou com patrocínio da Organização Polimix, em Barueri e Santana de Parnaíba.

Sobre a Polimix: Fundada em 1976, a Organização Polimix se consolida como um conjunto de empresas com unidades de negócios espalhadas pelo Brasil e exterior, que oferecem produtos e serviços com excelência. Atuando inicialmente nas áreas de concreto, agregados e cimento, a Organização vem expandindo seus horizontes e hoje também agrega participações em empresas de transporte a granel, argamassa, cal industrial, energia renovável e upcycling. Seus mais de 7.000 integrantes são parte de um processo produtivo responsável, comprometido e sustentável. A Organização Polimix atua sobre a crença no ser humano e em seu desenvolvimento, buscando crescimento contínuo em harmonia com a comunidade e o meio ambiente.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas intervenções são patrocinadas pela empresa Polimix.


Por Luciana Gandelini – Fotos: Divulgação/Luciana Gandelini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×