irmãos encontram 32 milhões de Cruzados em mala de pai já falecido
Já pensou encontrar uma mala cheia de dinheiro? Essa sorte nem todo mundo tem, mas dois irmãos, moradores de Araguaína, no norte do Tocantins, tiveram essa felicidade ao descobriram recentemente uma fortuna escondida nos pertences do pai já falecido.
Os irmãos acharam uma mala com quase 32 milhões em moedas de Cruzados (Cz$). As notas, que circularam como padrão monetário do Brasil de 1986 a 1989, têm estampas com imagens de políticos e personalidades da época, como o pintor Candido Portinari, o escritor Machado de Assis e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Embora tenham encontrado a grande quantia escondida na mala, o dinheiro não possui mais valor financeiro. Os Cruzados foram substituídos pelo Cruzado Novo (1989-1990), Cruzeiro (1990-1993), Cruzeiro Real (1993-1994) e Real (1994 – atualidade).
As cédulas e moedas poderiam ser vendidas para colecionadores, mas conforme informações da TV Anhanguera, afiliada à TV Globo, o dinheiro possui manchas, marcas e dobras, o que diminui seu valor. O valor das moedas e das notas antigas é tabelado e avaliado por membros da Sociedade Numismática Brasileira. O veredito vai depender do estado físico e do nível de raridade.
“Se Deus ajudar, e ainda tiver um jeitinho no banco de fazer a transformação dele, dava para a gente começar uma nova vida”, afirmou Waloar Pereira Magalhães, técnico de manutenção e um dos filhos do homem que guardava o dinheiro.