Aeroporto de Cumbica ganha lanchonete robotizada, que funciona sem funcionários
Lá é possível escolher o lanche, pagar e comer sem nenhum tipo de interação humana
Se você acha que o futuro está ainda está muito distante, saiba que ele pode estar bem mais perto do que você imagina. Mais precisamente em Guarulhos, na grande São Paulo.
Já está em funcionamento o Bionicook, restaurante de fast-food totalmente robotizado inaugurado no Aeroporto Internacional de Cumbica.
Lá é possível escolher o lanche, pagar e comer sem nenhum tipo de interação humana. Funciona assim: o cliente chega ao restaurante e faz o pedido por um tablet, assim como o pagamento, que pode ser feito por cartão de crédito ou débito. O lanche sairá em até três minutos num dos quatro totens disponíveis.
O menu conta com 18 opções de lanches e 15 tipos de bebidas. Ah, e não é só o caixa que é automatizado: até a cozinha é dominada por robôs. Sim, robôs fazem as vezes de chef, chapeiro e cozinheiro. “É um fast food ao estilo ‘take away’, recebidos embalados e congelados de fábrica”, diz Fabio Rezler, CEO da Bionicook.
“Já vivemos a robótica no nosso dia a dia, muitas vezes sem ver ou perceber. Agora, com a pandemia da Covid-19, é fundamental que estejamos mais atentos a isto. Além do mais, equipamentos robóticos nos trazem mais segurança no campo de trabalho”, completa.
Rezler ainda defende que o novo modelo não impacta a geração de empregos. “Os robôs têm o objetivo de fazer os trabalhos mais repetitivos e perigosos. A célula robotizada no fast food traz um novo conceito que, na outra ponta, gera outras tarefas que só podem ser executadas por pessoas, como a fabricação dos lanches congelados, assistência técnica, reabastecimento, higienização da máquina, suporte 24 horas e logística, por exemplo”, defende.
O restaurante está localizado no terminal 2, check-in D, do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
“A chegada do Bionicook no GRU Airport é importante, pois demonstra a nossa busca incessante em disponibilizar para todos os frequentadores do aeroporto uma melhor experiência de viagem aliada ao que há de mais moderno no mundo”, afirmou a diretora comercial e de cargas do GRU Airport, Mônica Lamas.
Fonte: Jornal A Cidade