Congresso americano apresenta proposta para banir TikTok no país
- Senador republicano dos EUA apresentou projeto para banir o TikTok;
- Motivo da proposta seria a suspeita de que o app possa ser usado para espionar ou censurar norte-americanos;
- Na semana passada, o governador do estado americano de Maryland, Larry Hogan, proibiu o uso de aplicativos e serviços digitais russos e chineses.
O senador republicano dos Estados Unidos Marco Rubio apresentou um projeto bipartidário para conseguir banir o TikTok no país.
De acordo com informações do portal g1, o motivo da proposta seria “a suspeita de que o app possa ser usado para espionar ou censurar norte-americanos, levantada ainda no governo de Donald Trump, que já queria proibir o app de ser baixado”.
Em comunicado, Rubio afirmou que, através do projeto, “a legislação bloquearia todas as transações de qualquer empresa de mídia da China e da Rússia ou sob influência delas”.
Na semana passada, após surgirem relatos de que hackers chineses, supostamente apoiados pelo governo da China, teriam roubado milhões de dólares de programas sociais do governo dos Estados Unidos, o governador do estado americano de Maryland, Larry Hogan, proibiu o uso de aplicativos e serviços digitais russos e chineses, como o TikTok.
Além do TikTok foi proibido também o uso de outras grandes plataformas chinesas e russas, como o aplicativo de mensagens WeChat, o software de segurança Kaspersky, além de produtos produzidos pela Huawei, ZTE, Tencent, Alibaba e AliPay.
“Pode não haver ameaça maior à nossa segurança pessoal e nacional do que as vulnerabilidades cibernéticas que sustentam nossas vidas diárias”, disse Hogan em seu comunicado. “Como a capital cibernética da América, Maryland tomou medidas ousadas e decisivas para se preparar e enfrentar as ameaças à segurança cibernética.”
Segundo o gabinete do governador, esses produtos “apresentam um nível inaceitável de risco de segurança cibernética” para o estado, uma vez que podem servir para fins de espionagem cibernética, vigilância de entidades governamentais e coleta de dados e informações pessoais.
Fonte: Yahoo