Destaque

Fechamento gradual de bilheterias da CPTM e do Metrô começa hoje

Bilhetes podem ser comprados pela internet, em máquinas de autoatendimento ou em estabelecimentos comerciais próximos

O Governo do Estado de São Paulo inicia, nesta sexta-feira (8), por meio da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo), o fechamento gradual das bilheterias de suas estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A medida é a segunda de três etapas de um processo de digitalização dos meios de pagamento do transporte público na região metropolitana, começando pelas bilheterias das estações Belém, do Metrô, e Granja Julieta, da CPTM, que funcionarão apenas nos horários de pico, das 6h às 10h e das 16h às 20h.

Segundo a gestão estadual, o objetivo, com o fechamento das bilheterias, que tem previsão de término para o fim do ano, é simplificar a rotina dos usuários e economizar R$ 100 milhões anuais.

Os bilhetes poderão ser comprados por canais digitais (pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp, com pagamento por Pix), nas máquinas de autoatendimento dentro das estações ou em estabelecimentos comerciais no entorno das estações. O Bilhete Único e o BOM continuarão funcionando normalmente, bem como os bilhetes de papel.

Inicialmente, ao longo de um mês, as estações contarão com equipes que auxiliarão os passageiros na adaptação ao novo sistema. Também haverá campanhas via redes sociais e SMS.

Como informou o governo estadual, a mudança para o meio digital, com os passageiros utilizando um QR Code para passar pelas catracas — já disponível desde dezembro —, ocorre em três etapas:

– 4 a 7/10: comunicação prévia sobre o encerramento das atividades das bilheterias nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM;

– 8 a 14/10: fechamento parcial das bilheterias, com funcionamento nos horários de pico (6h às 10h e 16h às 20h);

– a partir de 15/10: encerramento total das atividades nas bilheterias.

Saiba onde e como comprar os bilhetes:

WhatsApp oficial TOP: (11) 3888-2200. Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: Pix.

Aplicativo TOP (Android e IOS). Forma de pagamento: cartões de crédito e débito (consulte no app as bandeiras aceitas).

Máquinas de autoatendimento. Forma de pagamento: cartões de débito.

Estabelecimentos comerciais parceiros (no entorno das estações). Forma de pagamento: cartões de débito e crédito, dinheiro (consulte no local a forma aceita).

Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação: “Aqui tem TOP”.

TOP nas redes sociais:

undefined

Facebook: https://www.facebook.com/boradetop
Instagram: https://www.instagram.com/boradetop/
Twitter: https://twitter.com/boradetop
Baixe o Aplicativo TOP:
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.autopass.top
Apple Store: https://apps.apple.com/app/id1542664234

Fonte: Notícias R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×