Destaque

Fuligem se espalha por vários bairros de SP após incêndio no Parque Estadual do Juquery

Moradores de diversas regiões fizeram relatos pelas redes sociais neste domingo.

Moradores de diversos bairros de São Paulo relataram neste domingo (22) uma “chuva de fuligem” invadindo as casas. Vários relatos e imagens foram compartilhados pelas redes sociais.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a fuligem é originária de um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Por conta do vento, as cinzas foram transportadas para a capital paulista.

Pelo Twitter, moradores de bairros da Zona Norte da capital paulista, como Casa Verde e Jardim São Paulo, compartilharam imagens dos resíduos de queimada em quintais e dentro de casa. Há também relatos na região central e em bairros das zonas Sul e Leste, além de registros parecidos em cidades da região metropolitana como Santo André e São Caetano do Sul.

Alguns moradores disseram que, mesmo após limparem seus quintais, as partículas voltaram a se acumular no chão em poucos minutos. É possível identificar, na fuligem, restos de folhas e de gravetos.

O tempo seco e o forte calor favorecem a propagação do fogo. Neste sábado (21), o Corpo de Bombeiros levou mais de 10 horas para combater outro incêndio perto de comunidade indígena no Jaraguá.

Também no sábado, outro incêndio, este em uma residência no bairro do Tremembé, na Zona Norte, deixou duas vítimas. Uma terceira pessoa ficou ferida.

Tempo seco

A tarde deste domingo (22) teve temperaturas altas, acima de 30°C em algumas regiões da capital paulista, e níveis de umidade baixos, inferiores a 25%. A umidade relativa do ar ideal é de cerca de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste domingo, os termômetros chegaram a 31°C em Itaquera, na Zona Leste, e 28°C em Capela do Socorro, na Zona Sul. A umidade relativa do ar registrada nesses locais foi de 22% e 26%.

Essas condições são favoráveis para a propagação de incêndios. A baixa umidade do ar também agrava os efeitos da poluição, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.

Com base no monitoramento realizado pela equipe do Centro de Emergências Climáticas (CGE da prefeitura, às 11h30, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) deflagrou estado de atenção por baixa umidade do ar em toda a capital paulista.

Fonte: JACidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×