Economia

Estresse financeiro afeta 93,8% dos brasileiros, aponta pesquisa

  • Estresse financeiro pode chegar a causar até mesmo problemas de saúde;
  • Melhoria na organização da vida financeira pode aliviar o problema;
  • Pesquisa foi realizada com 2300 pessoas pela Provu.

“Dinheiro não traz felicidade”, já dizia o velho ditado. No entanto, muitos brasileiros diriam que um pouquinho mais de dinheiro resolveria muitos de seus problemas. No caso, poderia ajudar até mesmo a prevenir muitos outros. Em uma nova pesquisa realizada pela Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal, apontou que 93,8% dos brasileiros já sofreram de Estresse Financeiro.

Causado por preocupações excessivas com dinheiro, ou justamente pela fala dele, o Estresse Financeiro pode ainda causar problemas na saúde. Das 2300 pessoas entrevistadas pela Provu, mais da metade (59,8%) afirmaram já ter tido alguma enfermidade causada pelo alto nível de estresse devido a esse tipo de ansiedade.

Dentre os principais motivos ditos pelos entrevistados, as dívidas aparecem como principal causador do estresse, com 61% dos entrevistados apontando essa razão. Em seguida estão despesas inesperadas (16,9%), desemprego (6,5%), ter sido vítima de um golpe financeiro (3,6%), ter uma pessoa próxima precisando de dinheiro (3%), não conseguir juntar dinheiro ou investir (2,9), receber menos do que acha justo (2,6%), investimento mal planejado (2,1%) e consumo em excesso (1%).

A pesquisa também apontou que uma boa organização e educação financeira podem ajudar a aliviar essas preocupações. A grande maioria (69,2%) disse ter bons níveis de estruturação de suas finanças, porém quase um terço, 30,8% afirmou ser desorganizado com o dinheiro.

Para 97% do total, no entanto, ser mais cuidadoso com as finanças já ajudaria a reduzir o nível de estresse. Para Marcelo Ramalho, CEO da Provu, gerir as finanças pode parecer simples, mas requer disciplina, método e muita organização. “Embora venha evoluindo principalmente com conteúdos na internet, historicamente a população não tem um forte incentivo à educação financeira”, disse Ramalho.

“No entanto, a pesquisa da Provu já mostra que os brasileiros têm consciência do quanto as noções básicas sobre dinheiro são impactantes até mesmo na saúde mental. Reconhecer o problema e buscar informações são fundamentais para gerar mudanças de comportamento que trarão conquistas financeiras no futuro – e menos estresse com dinheiro.”

Fonte: Yahoo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×