Alunos da rede pública visitam Museus da Energia em São Paulo e Itu
Parceria entre Fundação Energia e Saneamento e Reciclus teve visitas em museu e live para celebrar o mês do meio-ambiente
Em comemoração ao mês do meio-ambiente, em junho, a Fundação Energia e Saneamento, em parceria com a Reciclus, associação sem fins lucrativos responsável pela logística reversa de lâmpadas fluorescentes, levou alunos da rede pública de ensino para visitar o Museu da Energia, em suas unidades nas cidade de São Paulo e Itu. As visitas aconteceram na última quinta-feira (22/06). Além do passeio, os alunos também assistiram uma live com participação do professor de Biologia e Youtuber Samuel Cunha, que já contribui com conteúdos educativos para estudantes em todo o país, com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube, a live foi transmitida na quarta-feira (21/06).
O passeio mobilizou mais de 200 alunos nas duas cidades que durante a visita receberam cartilhas educativas da Reciclus, além de outros materiais gratuitos com o objetivo de oferecer um dia de diversão e conhecimento. Em São Paulo, foram 80 alunos da escola Escola Estadual República da Bolívia que visitaram as dependências do Museu da Energia e 131 estudantes da escola Emef. Profª Carolina De Moraes Macedo visitaram a unidade de Itu.
A live, que também contou com a participação da assistente do Museu da Energia de São Paulo, Amanda Macedo, teve como tema: “Guardiões da natureza: como salvar o planeta?” e já pode ser assistida pelo YouTube,por meio do link Guardiões da Natureza: Como salvar o planeta?
“Conseguimos transmitir nossas informações na live e na quinta-feira tivemos as visitas que foram incríveis! As crianças foram bem participativas e tiveram uma aula no fim da visita sobre o descarte correto de lâmpadas com a Reciclus”, comentou Amanda Macedo.
Parceria
A parceria entre a Fundação Energia e Saneamento e a Reciclus surgiu do interesse da associação pelo trabalho de divulgação científica e educação de excelência realizado pelos Museus da Energia. Com a iniciativa, a Reciclus busca aproximar cada vez mais os estudantes de ensino fundamental I sobre os cuidados no descarte adequado de lâmpadas fluorescentes e outros resíduos.
A Logística Reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios para viabilizar a coleta, armazenamento e destinação ambientalmente correta de resíduos, com o objetivo de retorná-los ao início da cadeia produtiva, evitando a extração de recursos naturais.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
Site: http://www.museudaenergia.org.br/
Instagram: @museudaenergia
Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia
YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia
Sobre a Reciclus
Entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – Reciclus é a gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. Seu papel é operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas fluorescentes em todo o País. Com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi criado um Acordo Setorial de Lâmpadas e a partir daí, desde 2017, foram recolhidas mais de 33 milhões de lâmpadas fluorescentes por meio de mais de 3800 mil pontos de entrega implementados pela Reciclus.
Site: https://reciclus.org.br/
Instagram:https://www.instagram.com/reciclus.oficial/?hl=pt
Linkedin:https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/?originalSubdomain=br
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCG5BRnMgj-tklrmxEm5d5DQ
Facebook: https://www.facebook.com/Reciclus/