Opinião: “Melhores elencos do Brasil” se classificam na Libertadores com pênaltis duvidosos
Palmeiras e Flamengo, tidos como os melhores elencos e mais estruturados times de futebol do Brasil, se classificaram na Libertadores favorecidos por pênaltis duvidosos.
O Verdão terça-feira vinha jogando mal o primeiro tempo inteiro e uma boa parte do segundo tempo, mas venceu o Godoy Cruz por 4×0 após a porteira ser aberta pelo primeiro gol, que deu mais tranquilidade e confiança ao time que não engrenava na partida por uma clara preocupação em não se classificar.
O que deu tranquilidade e encaminhou a classificação do Palmeiras foi o pênalti marcado pelo árbitro e confirmado pelo VAR de forma equivocada. VAR este aliás que tem se mostrado mais eficiente em confirmar erros decisivos do que em impedi-los.
Outro exemplo aconteceu ontem: o Flamengo abriu o placar contra o Emelec com um gol de outro pênalti marcado equivocadamente em Rafinha. E nesse caso o juiz recusou-se a conferir no VAR se foi ou não pênalti. Seria medo de ter que voltar atrás?
Fica claro até em imagens pouco nítidas que, se não foi o próprio Rafinha que procurou o contato para cavar o pênalti, o que de fato aconteceu foi um contato fora da área, e Rafinha caiu dentro dela. Pênalti mal marcado.
Mas independente disso, Flamengo e Palmeiras estão na próxima fase e mesmo passando por sufoco, levarão o rótulo de favoritos e melhores times brasileiros até a sua eliminação. Mas dessa vez precisarão passar por um teste: cada um encarará um time brasileiro, e gaúcho. O Palmeiras deve pegar o Grêmio, praticamente classificado, na próxima fase e o Flamengo encara o Inter.
Os dois classificados dessas partidas se enfrentam. Pode haver Grenal na semifinal. E é certo que um brasileiro vai chegar a final da Libertadores.