EUA: Menino de oito anos atingido em tiroteio em Illinois fica paraplégico
Um menino de 8 anos que estava presente no desfile de 4 de julho em Highland Park (EUA)com seus pais e irmão gêmeo foi baleado e agora está paralisado da cintura para baixo, disse o porta-voz da família Anthony Loizzi à CNN na quinta-feira (7).
Cooper Roberts foi baleado no peito e sofreu vários ferimentos significativos, incluindo uma lesão na medula espinhal, disse Loizzi em uma entrevista coletiva virtual. Ele permanece no hospital sedado e respira com ajuda de aparelhos, em estado crítico, mas estável, acrescentou.
“Será um novo normal para ele seguir em frente”, disse Loizzi. “Parece que ele terá problemas significativos para avançar, especialmente com a caminhada”.
Cooper e seu gêmeo, Luke, adoraram o desfile, disse o porta-voz. O evento terminou em tragédia quando um atirador começou a disparar um rifle semiautomático na multidão. Sete pessoas foram mortas e dezenas de outras – incluindo os Roberts – ficaram feridas.
Luke sofreu ferimentos por estilhaços, foi tratado, liberado e agora está se recuperando em casa, disse Loizzi. A mãe deles, Keely Roberts, “foi baleada na perna e no pé” e passou por várias cirurgias, acrescentou o porta-voz. Ela já recebeu alta porque insistiu que queria estar ao lado de Cooper no hospital.
Cooper e Luke também têm quatro irmãs mais velhas, de acordo com Loizzi. Uma campanha do GoFundMe foi criada em apoio à família.
Um fã de beisebol e um lutador
Cooper sempre foi muito ativo, adora beisebol – e esportes em geral – e é fã do Milwaukee Brewers, disse Loizzi. Os irmãos gêmeos são “melhores amigos e parceiros”, disse a irmã mais velha de Cooper em um comunicado.
“Cooper nunca conheceu um estranho por dia em sua vida – todo mundo que ele conhece é seu melhor amigo instantâneo (perdendo apenas para Luke)”, disse o comunicado. “Ele também é incrivelmente atlético – adora futebol, andar de bicicleta, beisebol (cerca de uma semana atrás, ele foi ao seu primeiro jogo dos Brewers e não poderia ter amado mais) e futebol americano.”
“Ele é tão estudioso e adora ler. Talvez seja por isso que ele seja o contador de histórias mais engraçado e envolvente que você já conheceu. Não há nada que esse garoto não possa fazer e não há palavras para a quantidade de bondade dentro dele”, acrescentou.
Cooper passou por várias cirurgias desde o tiroteio. Mas, assim como sua mãe, Cooper é um lutador, disse Loizzi.
“Se você conhece Keely, ela é apenas uma lutadora e parece que Cooper conseguiu essa parte dela porque ele está lutando o máximo que pode”, disse o porta-voz.
Keely Roberts é a superintendente do Zion Elementary School District 6, um distrito escolar no nordeste de Illinois. Em um comunicado, as autoridades distritais disseram que esperavam que Cooper “ficasse bem, mas sabemos que suas contas médicas serão significativas, assim como a terapia que se seguirá”.
“Por favor, ore para que Cooper se recupere o melhor possível. Qualquer ajuda que você possa fornecer – pensamentos, orações ou doações, é muito apreciada”, disse o comunicado do distrito.
Loizzi, que disse que conhece Roberts através do trabalho, a descreveu como sempre comprometida com seus alunos, trabalhando “24 horas por dia” e enviando e-mails nas primeiras horas da manhã, “preocupando-se com os alunos em suas escolas e como ela pode apoiá-los e servi-los.”
“Ela é administradora de escola há muitos, muitos anos atendendo a muitos distritos e eu sempre fico maravilhada … (com) como ela dá tudo de si, trabalha duro dia e noite para atender alunos e famílias em escolas públicas”, disse Loizzi. “E agora ela e sua família precisam do nosso apoio.”
Fonte: JACidade