Meio Ambiente

No mês do meio ambiente, crianças plantam mudas no Parque Ecológico do Tietê 

Na última quinta-feira, dia 20 de junho, um grupo de crianças do Recanto Infantil Padre Danilo, núcleo da Associação Assistencial Paroquia São João Batista de Barueri, plantaram cerca de 20 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica às margens do lago do Parque Ecológico do Tietê – Barueri. Essa foi mais uma iniciativa da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), em parceria com o movimento social Meninonas S.A. 

As mudas escolhidas foram de árvores frutíferas, principalmente a goiaba, o araçá, o jenipapo, a amora, o ingá, entre outras, que alimentam tanto seres humanos quanto animais silvestres que vivem e fazem parte do ecossistema do Parque.  

A ação com as crianças incluiu um passeio didático nas trilhas do Parque, além de explicações sobre as mudas que estão sendo plantadas, e faz parte das comemorações feitas no mês do Meio Ambiente, tão importantes quanto urgentes, principalmente em tempos de emergências climáticas agravadas pelos danos ambientais causados pelo ser humano na natureza.  

“Iniciamos esse mês com   algumas atividades no Boulevard, no dia 5, que incluíram adoção de cães, doação de mudas, coletas seletivas, tudo para lembrar das questões ambientais. E finalizamos com uma festa junina no Parque Dom José nos dias 29 e 30”, explica o secretário da Sema Ivan Vanderley Silva. 

Verde é vida presente e futura 

Para o secretário da Sema, a população de modo geral vem se conscientizando mais sobre a importância do meio ambiente, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.  

“As pessoas estão tendo um olhar mais cuidadoso para a questão ambiental, vendo sua importância. Claro que é preciso uma mudança de comportamento do ser humano. Em Barueri temos muita cobrança para o plantio de árvores, principalmente quando é preciso cortar uma por questões sanitárias, de construção ou outras. Também vemos as pessoas falarem mais de coleta seletiva, sobre separar os resíduos, além da causa animal. Mas é tudo um processo de mudança de comportamento, que a própria educação ambiental e a natureza vão nos mostrando”, complementa Ivan. Ele informa ainda que a Sema fechou um acordo com uma empresa para plantar 3 mil mudas por ano, cerca de 250 mudas por mês, inicialmente em parques, praças, rotatórias até chegar nas calçadas dos munícipes interessados. 

A diretora das meninonas, Marisa Alonso, que trabalha há anos com as questões do meio ambiente e sustentabilidade afirma que a ideia de fazer o plantio com as crianças surgiu da necessidade de haver mais árvores frutíferas no parque. “Além de elas fazerem parte do nosso bioma de Mata Atlântica, elas vão atrair pássaros, que vão espalhar as sementes. Tem todo um contexto interligado tanto com o Parque Ecológico do Tietê, em Barueri, quanto com a natureza”.  

Sobre a conscientização ambiental, Marisa arremata: “neste momento, estamos sentindo a necessidade de plantar mais árvores, principalmente porque temos essa confusão climática, nem sei mais se é mudança porque as coisas estão ficando muito diferentes e muito graves. Eu vejo o meio ambiente como uma coisa tão sagrada, tão importante e que, infelizmente, as pessoas não têm prestado atenção. Eu penso que elas estão indo para as igrejas, no templo, e deixando seu lixo lá, no espaço sagrado. Sou devota da natureza e, para mim, ela é um templo e representa o futuro, a continuidade para que os netos dos meus netos ainda possam desfrutar desse planeta, do seu ar puro, do céu e de todas as suas árvores”, finaliza.  

Fonte: Prefeitura de Barueri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×