Música

De Itapevi para o Mundo, conheça a história de Veigh referência do trap no Brasil

Com mais de 5 bilhões de reproduções nas plataformas de streaming, capa da revista Forbes Under 30, apresentações nos principais festivais nacionais e cinco turnês internacionais. Esse é Thiago Veigh da Silva, 24, o Veigh, artista cria de Itapevi, na Grande São Paulo, que se firmou como um dos maiores nomes de trap nacional.

“Itapevi é o lugar de onde eu vim, tem uma importância absurda na minha vida. Tanto que os meus dois primeiros álbuns tem o nome ‘Dos prédios’ fazendo referência à cidade”, diz.

Antes mesmo de pensar em ser artista, Veigh era skatista em Itapevi, participava de campeonatos na região e amava atividades esportivas. Além disso, já havia trabalhado como telemarketing, e aos 17, decidiu entrar na carreira de rapper/trap.

trap, um subgênero do rap e do hip-hop que surgiu nos anos 2000 com o DJ Poul no sul dos Estados Unidos, vem ganhando o coração de públicos em diversas partes do mundo.

Em 2018, a vida de Veigh mudou quando ele começou a compor letras de trap sobre a sua realidade na periferia de Itapevi, onde cresceu.

‘É uma satisfação absurda representar de alguma forma os meninos dos prédios de Itapevi. Tenho muito orgulho da minha história, e levar o nome de Itapevi para todos os lugares’

Veigh

Mas o ponto de virada veio em 2021, ao vencer um concurso promovido pelo produtor Nagalli, com quem passou a compor vários sucessos.

Seu primeiro álbum, Dos Prédios, lançado em novembro de 2022, alcançou o 3º lugar entre os discos mais ouvidos no Spotify Brasil e chegou ao topo da plataforma em Portugal. O projeto já acumula mais de 600 milhões de streams e se tornou uma das referências na música urbana do país.

Prédios de Itapevi onde o Veigh morou inspiraram a capa do primeiro álbum@Divulgação/Alisson Gabriel

O segundo trabalho, Dos Prédios Deluxe, com nove faixas inéditas, foi lançado em 2023 e somou 6,4 milhões de streams nas primeiras 24 horas. O álbum figurou entre as 50 músicas mais ouvidas no Brasil e alcançou destaque internacional.

Veigh alcançou o topo do Spotify Brasil e ultrapassou a marca de 5 bilhões de reproduções nas plataformas de áudio. A faixa “Novo Balanço”, um de seus maiores hits, superou 500 milhões de streams. O sucesso chamou a atenção até da mídia especializada e o artista foi destaque na lista Forbes Under 30, que reconhece jovens talentos de diferentes áreas.

O artista é presença constante nos principais line-ups do país, em festivais como The Town, Virada Cultural, João Rock e Rock In Rio. Também já marcou presença no Rock in Rio Lisboa e ampliou seu alcance global com cinco turnês internacionais, passando por países como Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Luxemburgo, Andorra, além dos EUA.

“É uma sensação absurda, quando eu ia imaginar que minha música ia chegar tão longe. Já fizemos cinco turnês internacionais. Sou muito feliz por essa rapaziada acompanhar o meu trabalho em todos os lugares do mundo”.

Artista está lançando o álbum “Eu venci o mundo”@Divulgação/Alisson Gabriel

O terceiro álbum de Veigh se chama “Eu venci o mundo”, e esta previsto ainda para 2025. Com sinais de que está mais próximo do que nunca. A primeira faixa do disco,  “Mônaco Freestyle”, já foi lançada. A produção é assinada por Nagalli, Bvga Beatz, Honaiser, Litek e Whyjay. O clipe foi gravado em Mônaco e no Brasil, apostando no intercâmbio de culturas e marcando um novo momento em sua carreira.

“Estou trabalhando muito para que a rapaziada ouça muito este novo projeto”, diz Veigh, que já atingiu 1 bilhão de visualizações em seu canal do Youtube em 2025.Os números arrebatadores de Veigh
+ 10,4 milhões ouvintes mensais no Spotify
+ 4,2 bilhões de plays totais
+1,4 bilhões de views no Youtube
+ 6,5 milhões de seguidores no Instagram
8º artista mais ouvido do Spotify

Fonte:Agencia Mural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×