São Paulo oficializa entrada no CIOESTE e fortalece integração metropolitana na região Oeste
Durante reunião realizada nesta quinta-feira (10), o prefeito da Capital, Ricardo Nunes, oficializou a adesão da cidade de São Paulo ao Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (CIOESTE), consolidando a entrada da maior cidade do país no maior consórcio intermunicipal do Brasil.
O encontro contou com a presença do presidente do CIOESTE, Guto Issa, prefeito de São Roque, e dos demais chefes do Executivo dos municípios que integram o consórcio. Na pauta, temas estratégicos e urgentes para a gestão pública foram debatidos: saúde, segurança, repasses federais, mobilidade, sustentabilidade e inovação compartilhada.
Com a adesão da Capital e das cidades de Ibiúna e Itu (oficializadas em fevereiro), o CIOESTE passa a ser composto por 15 municípios, representando um marco inédito na integração regional da Grande São Paulo. O bloco já reúne mais de 3 milhões de habitantes, respondendo por cerca de 10% do PIB do país e possui um PIB nominal estimado em R$ 200 bilhões.

A entrada de São Paulo amplia significativamente a representatividade econômica e populacional do Consórcio, assim como sua capacidade de articulação política. Também reforça o trabalho coletivo em pautas prioritárias como a PEC 66, a reforma tributária, o fortalecimento das guardas municipais, tecnologias de segurança como o programa Smart Sampa, e políticas públicas voltadas à sustentabilidade urbana e cidades resilientes.
“A Capital se junta ao CIOESTE com o compromisso de somar forças e buscar soluções regionais para desafios que são comuns. Essa união transforma o futuro da gestão pública na região metropolitana”, destacou Ricardo Nunes.
O Consórcio Intermunicipal do Oeste Metropolitano passa, portanto, a ser formado pelos seguintes municípios:
- Araçariguama
- Barueri
- Cajamar
- Carapicuíba
- Cotia
- Ibiúna
- Itapevi
- Itu
- Jandira
- Osasco
- Pirapora do Bom Jesus
- Santana de Parnaíba
- São Paulo
- São Roque
- Vargem Grande Paulista
A integração da Capital consolida o CIOESTE como um dos principais espaços de diálogo e ação conjunta entre municípios no Brasil, com potencial transformador para o futuro da região.
Fonte:Zehora