São Paulo

Avião de pequeno porte King Air cai em avenida na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo; há ao menos 2 mortos e 2 feridos

Um avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20 desta sexta-feira (7) em uma das mais movimentadas avenidas da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Ao tentar pousar no local, ele atingiu um ônibus. Há dois mortos e ao menos dois feridos.

O acidente aconteceu na Avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874, que está interditada. A CET reforça a necessidade de as pessoas evitarem circular pela região. (Veja caminhos alternativos ao final da reportagem).

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram encontrados dois corpos carbonizados dentro da aeronave. No total, sete pessoas foram socorridas pelas equipes de resgate. Duas delas estavam feridas: um motociclista que passava pela via e foi atingido por destroços do avião e uma senhora que estava no ônibus. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

O modelo do avião é um King Air F90, que tem capacidade para oito pessoas. Os bombeiros informaram que duas pessoas estavam na aeronave.

Explosão na hora do acidente

A aeronave saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre. Segundo testemunhas, o avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu.

Na queda, a aeronave atingiu um ônibus e foi ouvida uma explosão. Uma grande nuvem de fumaça preta pôde ser vista à distância pela cidade. 

Uma testemunha que estava no local na hora contou que, antes da queda, viu o avião bater no que encontrou pela frente. “Ele pegou na árvore, pegou na placa e começou a despejar querosene”, afirmou o engenheiro João Lucas da Silva Amaral. “Na hora que bateu no chão, ele explodiu e corremos”.

Na hora da batida, formou-se uma bola de fogo, segundo Genival Dantas Arraes, que também passava na região.

“Eu ia pegar o acesso para a avenida Sumaré e pegar o retorno. De repente, desceu pela avenida o avião e só vi tudo voando e a bola de fogo. Explodiu na hora. Todo mundo ficou paralisado. O avião foi arrancando palmeiras e placas. Passou muito rápido”, contou.

O personal trainer Adriano Rolim disse que chegou a ver a aeronave perdendo altitude. “O piloto tentou pousar na Marques de São Vicente, foram muitos carros desviando, felizmente. Mas o avião bateu na traseira do ônibus e acabou explodindo. O impacto foi muito grande, muito assustador”, afirmou.

Queda de avião na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Arte g1
Foto: Arte g1

Causa da queda será investigada

A polícia vai investigar as causas e eventuais responsabilidades pela queda da aeronave. A Aeronáutica também vai apurar as causas do acidente.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, postou em uma rede social que várias equipes foram atender a ocorrência da queda do avião:

“Nossas equipes estão empenhadas na ocorrência da queda de um avião bimotor na Av. Marquês de São Vicente, em São Paulo. O Corpo de Bombeiros fez o controle das chamas. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica também apoiam a ocorrência.”

Dez viaturas dos Bombeiros foram para o local.

Caminhos alternativos

De acordo com a SPTrans, o ônibus atingido na queda do avião operava pela linha 8500/10 (Term. Pirituba – Metrô Barra Funda) e pertence à concessionária Santa Brígida.

Por conta do acidente, 10 linhas estão sendo desviadas na região da Marquês de São Vicente, Barra Funda. São elas:

  • 129F/41 Conexão Petrônio Portela – Pça. do Correio
  • 209P/1 Cachoeirinha – Term. Pinheiros
  • 209P/10 Cachoeirinha – Term. Pinheiros
  • 8500/10 Term. Pirituba – Metrô Barra Funda
  • 8528/10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
  • 8544/10 Cid. D’abril 3ª Gleba – Pça. do Correio
  • 8600/10 Term. Pirituba – Lgo. do Paissandú
  • 8600/22 Vl. Iório – Lgo. do Paissandú
  • 9501/10 Term. Cachoeirinha – Lgo. do Paissandú
  • 978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda

A CET reforça a necessidade de as pessoas evitarem circular pela região, se possível, dando preferência ao uso de caminhos alternativos. A CET monitora a interdição e orienta o trânsito na região, visando preservar a segurança dos usuários da via.

Alternativas de trânsito:

  • Motoristas vindos do Piqueri, seguindo pela Av. Ermano Marchetti, devem seguir pelo Viaduto da Lapa.
  • Condutores vindos pela Av. Marquês de São Vicente encontrarão bloqueio junto à Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, devendo seguir pela Av. Pompéia ou pela Ponte Júlio de Mesquita Neto.

Esta reportagem está em atualização.

Fonte: Jacidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×