São Paulo

Primeiro Novo Trem da Linha 15-Prata Chega a São Paulo: Tecnologia de Ponta e Expansão do Transporte Público

Na manhã desta quarta-feira (27), o primeiro dos 19 novos trens encomendados para a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo chegou à capital paulista após uma operação logística complexa. A composição foi transportada do Porto de Santos ao Pátio Oratório, na Zona Leste, por sete carretas, que percorreram rodovias e avenidas estratégicas para garantir o deslocamento seguro e organizado.

O trajeto das carretas incluiu as rodovias Anchieta e dos Imigrantes, o Complexo Maria Maluf e vias das zonas Sul e Leste, como a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. No Pátio Oratório, o trem será montado em uma operação minuciosa que utilizará um braço mecânico para colocá-lo na viga de sustentação. A previsão é de que a montagem completa seja finalizada em 20 dias, utilizando um método sequencial que otimiza o processo.

Fabricado na China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC), o novo trem representa o que há de mais avançado em tecnologia ferroviária. As composições utilizam o sistema UTO (Unnattended Train Operation), que possibilita a operação completamente automatizada, sem necessidade de operador embarcado. Esse sistema já é utilizado em linhas modernas de metrô e monotrilho ao redor do mundo, como na Linha 4-Amarela em São Paulo.

Outras inovações incluem:

  • Monitoramento por câmeras em todos os vagões;
  • Iluminação LED para maior eficiência energética;
  • Gestão inteligente de energia, que otimiza o

Com capacidade de atender até 140 mil passageiros por dia, a Linha 15-Prata está em processo de expansão para incluir as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego. A chegada dos novos trens reforçará a operação, garantindo maior conforto, segurança e capacidade no transporte público.

Após a montagem, o trem passará por testes estáticos e dinâmicos antes de ser integrado ao sistema, com previsão de entrada em operação no segundo trimestre de 2025. A entrega das 19 composições será concluída até 2026, marcando um avanço significativo na infraestrutura de mobilidade da cidade.

Essa modernização acompanha o crescimento da demanda e reafirma o compromisso do Metrô de São Paulo em oferecer um transporte público eficiente e de alta qualidade. A chegada do primeiro trem da nova frota é um marco importante no processo de expansão e modernização do sistema metroviário paulistano.

Fonte: Itapevi Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×