A E.E. Prof. Itajahy Feitosa Martins está entre os 30 projetos inovadores dos 275 do estado de São Paulo
Diretora Edna, alunos Renan (3°C) e Jennifer (3°B)
A EFAP – Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, localizada na Rua João Ramalho, 1546, Perdizes – São Paulo, SP, realizou uma homenagem às escolas que se destacaram no “Projeto Conectando Saberes”, a EE Prof. Itajahy Feitosa Martins, apresentou seu projeto “A Equação da escrita”.
A Escola Estadual Prof. Itajahy Feitosa Martins, de Barueri, escola esta do Ensino médio integral, foi homenageada no último sábado dia 23, pelo Seminário “Conectando Boas Práticas”, o projeto “A Equação da Escrita”, foi desenvolvido pelas professoras: Edivane Rodrigues e Fatima Beserra, foi um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 3° ano do ensino médio que recebeu o nome de: “A Equação da Escrita”.
As professoras envolveram os alunos para a realização do projeto e ao diagnosticar as muitas dificuldades nas competências escritora e leitora e após uma sequência de estudos e revisão em sala de aula, foi dada a missão aos alunos de construírem uma sala temática, com os operadores argumentativos, que são os conectivos (conjunções) que ligam as orações e estabelecem relação de sentidos. Além da sala temática, os alunos foram desafiados a elaborarem uma equação matemática para explanar a compreensão de coesão e coerência, bem como a operação matemática na construção de um artigo de opinião, além de trazerem a linguagem matemática para a produção de texto.
– Fico orgulhosa com o envolvimento dos nossos professores e principalmente dos nossos alunos no projeto que foi considerado como um dos melhores trabalhos desenvolvidos no “Conectando Saberes”, estão de parabéns a nossa equipe de gestão, os professores e nossos alunos, razão maior da EE Itajahy Feitosa Martins, declarou a Diretora Edna Barbosa Torres.
A Diretora Edna Barbosa Torres, sua equipe de Gestão composta pela Vice-diretora Jeane Paixão, e os PCAs Marcelo Honório dos Santos, Carla Cristina Dantas, Edson Leandro e a Coordenadora Geral Giane Luzia e as professoras Edivane Rodrigues, Fátima Beserra e Telvani Franco e alunos apresentadores: Renan Santos e Jennifer Silva, têm razão de estarem felizes, porque ao todo foram analisados pelos especialistas um total de 274 projetos entre escolas Públicas e Particulares, sendo homenageados os 30 melhores.
O Conectando Boas Práticas é uma iniciativa da rede Conectando Saberes e da EFAPE (Escola de Formação da Secretaria Estadual da Educação) que buscou reunir projetos de professores, coordenadores e diretores de todo o Brasil que causaram impacto positivo na aprendizagem de alunas e alunos e no engajamento da comunidade escolar.
– Juntos, buscamos fortalecer a profissão ao apoiar uns aos outros compartilhando aprendizados, desafios e vitórias na construção de uma educação pública de qualidade, concluiu a Diretora Edna Barbosa Torres.