Estado de São Paulo registra mais de 300 mortes por coronavírus pelo terceiro dia seguido e total ultrapassa 17 mil
O estado de São Paulo registrou 330 novas mortes por coronavírus em 24 horas e ultrapassou 17 mil óbitos no total desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta quinta-feira (9). É o terceiro dia seguido nesta semana em que as mortes diárias ficam acima de 300.
As novas confirmações informadas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores nos finais de semana e às segundas-feiras, devido ao atraso nas notificações nestes dias.
O número elevado de mortes é registrado na mesma semana em que o governo anuncia mais flexibilizações da quarentena. Nesta quinta, o prefeito Bruno Covas anunciou a reabertura de parques municipais e academias. Na quarta, o governo já havia anunciado o retorno dos jogos do Campeonato Paulista para 22 de julho. Na segunda-feira (6), bares e restaurantes voltaram a funcionar na capital paulista após 104 dias.
Segundo a secretaria estadual da Saúde, também foram registrados 8.350 casos confirmados da doença em 24 horas, chegando ao total de 349.715 desde o início da pandemia.
Do total de novos casos nesta quinta, 56% são ativos confirmados por testes de RT-PCR, ou seja, as pessoas ainda manifestam a doença. Segundo o governo, outros 42% foram confirmados com testes rápidos, que verificam apenas a presença de anticorpos após um contato com a doença no passado. Os outros 2% foram confirmados por outros métodos de diagnóstico.
Veja novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:
- 330 mortes
- 8.350 casos confirmados
Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:
- 17.118 mortes
- 349.715 casos confirmados