Sem categoria

Ganhador da concessão das linhas 8 e 9 deverá construir estação Ambuitá, Lapa ‘unificada’ e adquirir 30 trens

Em uma audiência publica realizada na quinta-feira (27), representantes da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informaram mais detalhes sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O novo operador, além de ter que adquirir mais de 30 trens, deverá modernizar 35 estações. Segundo nota da companhia, o concessionário deverá investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nas duas linhas.

“Entre os investimentos, estão a modernização de 35 estações para a adequação às novas normas de acessibilidade; construção de duas novas estações e compra de nova frota de mais de 30 composições”, informou Paulo Galli, secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos. Também haverá obras de modernização na infraestrutura. Tudo isso permitirá a diminuição do intervalo entre os trens.

Novas paradas

Outra ação do operador privado será a construção da nova estação Ambuitá, em Itapevi, além da unificação da estação Lapa, promovendo a conexão entre as linhas 7 Rubi e 8 Diamante.

A estação Ambuitá fica entre a Itapevi e Amador Bueno, que deve beneficiar muitos moradores de uma região populosa.

Para o Governo do Estado, as obrigações são concluir as obras de extensão da Linha 9 até Varginha e fazer as adequações das estações Morumbi (integração com a Linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com a Linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard).

Em maio deste ano deve ser lançado o edital e a entrega de propostas está prevista para setembro.

Por Renato Lobo – Do viatrolebus.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×