Sem categoria

General iraniano Soleimani é morto em ataque aéreo americano

Um comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã foi morto em um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque.

A mídia estatal do Iraque relatou hoje (3) que o general Qassem Soleimani estava entre os mortos do ataque, que teve como alvo o seu comboio, nas proximidades do Aeroporto de Bagdá.

O Departamento de Defesa dos EUA divulgou uma declaração na quinta-feira (2) informando que “sob o comando do presidente, as forças armadas dos EUA agiram defensivamente de forma decisiva, matando Qassem Soleimani para proteger os indivíduos americanos no exterior”.

Soleimani  era um dos maiores comandantes de forças terroristas do mundo e liderava a tropa Força Quds, apoiada pelo regime dos aiatolás.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, sugeriu medidas retaliatórias contra os Estados Unidos.

Khamenei disse que o assassinato do general Soleimani iria dobrar as motivações da resistência contra os Estados Unidos. Ele também disse que “uma retaliação severa espera aqueles que mataram Soleimani”.

Considerado um homem mais poderoso que o presidente do Islã, a cabeça de Soleimani é beijada publicamente pelo líder supremo do Irã, que controla o Hezbollah, os houthis iemenitas, o Hamas, os Quds e o IRGC.

Texto: Terça Livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×