Sem categoria

Greca diz que enfermeiros adoecem de tanto descansar

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) comprou briga com toda a categoria de enfermagem com um comentário feito nas redes sociais. No Facebook, questionado sobre a estafa dos profissionais da área, Greca respondeu que as enfermeiras só teriam como ficar doentes “de tédio ou de tanto descansar”

A conversa começou com uma internauta pedindo ao prefeito que olhassem a situação das equipe de enfermagem das unidades de saúde. “O pessoal está ficando doente!”, dizia o comentário, feito num post de Greca. O prefeito reagiu bem à sua maneira.

“Não há registro de maus tratos”, afirmou ele. “Mesmo porque uma enfermeira de unidade básica trabalha apenas 30 horas semanais. Uma enfermeira de UPA trabalha 12 horas e descansa 60 horas! Não há como ficar doente, a não ser de tédio de tanto descansar. A não ser que cometa excessos durante seu descanso.”

Evidentemente, a resposta causou novos protestos. Greca acabou pedindo o auxílio da secretária da Saúde do município, Márcia Huçulak, para que respondesse às críticas. Segundo ele, a secretária é a “enfermeira mor” da cidade.

A questão se arrastou e levou o conselho de enfermagem, o Coren, a emitir uma nota de repúdio ao comentário do prefeito.

“A jornada de 30 horas semanais é uma conquista da categoria baseada na evidência de que o profissional de enfermagem tem uma grande responsabilidade técnica e vive sob pressão das funções exercidas no cuidado da população nos diferentes ciclos da vida, o que muitas vezes pode comprometer sua saúde física e mental”, diz a nota.

“O Coren/PR repudia qualquer manifestação que minimize o esforço desses profissionais comprometidos em aliviar a dor e auxiliar os cidadãos em alcançar saúde de qualidade.”

Um comentário sobre “Greca diz que enfermeiros adoecem de tanto descansar

  • Quando ele for fazer qualquer procedimento hospitalar, deixa ele fazer tudo sozinho. Quem sabe assim, ele, vai dar valor a3 quem trabalha.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×