Projeto Cidade Inteligente ganha destaque em publicações do prêmio Learning & Performance 2019/2020
Com IDH de 0,786 e responsável pelo 11º PIB do Brasil, Barueri é um dos principais polos empresariais do Estado de São Paulo. Por conta de sua estrutura de serviços e indústrias, é um dos maiores geradores de emprego da Grande São Paulo, com privilegiada estrutura de formação profissional, como Escolas Municipais de Ensino Técnico, Faculdade Municipal, além de unidades do Senai, ETEC e FATEC e Mackenzie.
Barueri é a 5ª melhor cidade para se investir, 13ª mais inteligente do Brasil e uma premiada no tema de cidades inteligentes pelo Connected Smart Cities 2017, ocupando o 1º lugar em Economia e 1º em governança.
O projeto Barueri Cidade inteligente se baseia na definição de que uma cidade inteligente é a que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e os serviços urbanos e sua competitividade, enquanto garante o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Assim, em Plano Diretor de Tecnologia, o projeto congrega mais de 20 iniciativas diversas de tecnologia da informação e comunicação para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais por meios digitais e aumentar a eficácia e eficiência da administração municipal. Todas as iniciativas estão alinhadas com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dos quais o Brasil é participante.
Depoimentos
“Entendemos que Cidade Inteligente é quando os cidadãos se beneficiam de serviços públicos e são atores principais participativos da gestão pública.Além disso, ela é atrativa para os cidadãos, empreendedores e trabalhadores, gerando um espaço mais seguro, com melhores serviços e com um ambiente de inovação que estimula soluções criativas, gerando empregos e reduzindo as desigualdades.A Transformação de uma cidade tradicional em uma Cidade Inteligente não é tarefa simples, é preciso ter visão de longo prazo, envolve processos, tecnologias e pessoas”.
Jonatas Randal – Administrador Geral do CIT.
“Hoje, podemos afirmar seguramente que estamos implementando ações que nos credenciam à tão falada era da transformação digital. Nossos vários cases de Cidade Inteligente trazem impactos no dia-a-dia das pessoas. Temos a ciência que é um processo continuo, desafiador, porém gratificante. Em Barueri, adotamos uma fórmula que vem dando certo: a inovação do serviço público com foco na experiência do cidadão, do empresário e do funcionalismo público”.
João Azevedo Júnior – Diretor de Sistemas.

Sou moradora de Barueri. Porem se eu quiser trabalhar tenho que partir para os municípios vizinhos. Se eu dependesse de emprego ai eu estaria passando fome. Nesse caso quem mim acolhe é Carapicuiba e Osasco.