Reflexão | Por que os cachorros vivem menos do que as pessoas?
O veterinário ia sedar um cão com câncer, então um menino disse suas últimas palavras para ele e todos têm vindo a se emocionar. Esta é talvez uma das histórias mais comoventes que você irá ler nos próximos tempos. Ninguém sabe precisar que este é ou não uma história baseada em fatos reais, porém, a mensagem é realmente profunda e reconfortante. É inacreditável como por vezes as crianças nos surpreendam da melhor forma. Esse menino de apenas 6 anos de idade tem o poder da palavra. Se mais pessoas fossem como ele, nosso mundo, nossa sociedade seria um lugar tão bom de se viver!
“Eu trabalho como veterinário e um dia um velho cachorro chamado Belker, com 10 anos entrou em meu consultório. O dono do animal, Ron, sua esposa Lisa e seu filho de 6 anos, Shane eram todos muito ligados a Belker e esperavam por um milagre. Examinei Belker e descobri que ele estava morrendo de câncer. Eu disse à família que não havia nada que pudéssemos fazer e sugeri a eutanásia do cachorro, pois ele estava sofrendo muito. Durante o planejamento do procedimento, Lisa disse a Ron que seria bom que seu filho estivesse presente durante o processo. Ambos estavam convencidos de que Shane poderia aprender algo importante com esta experiência. No dia seguinte, eu senti um nó na garganta enquanto a família estava reunida em torno de Belker. Shane parecia tão calmo ao sentar-se e tocou o cão uma última vez. Gostaria de saber se ele realmente entendeu o que ia acontecer. Minutos depois Belker dormiu para sempre. O garotinho parecia aceitar a morte de Belker sem quaisquer problemas ou confusão. Nós nos sentamos juntos por um longo tempo após Belker morrer, discutindo o fato de que é triste que um animal animado, viva muito menos tempo do que um ser humano. Shane, que estava sentado quieto ouviu a conversa e disse: “Eu sei o porquê!”
Assustado, por ter sido apanhado de surpresa, me virei para ele. O que ele me disse em seguida, atingiu meu coração. Eu nunca tinha ouvido tal explicação tão reconfortante. Ele ainda afeta a maneira que eu vivo hoje. Ele disse: “As pessoas nascem para que possam aprender a se comportar na vida, amar a todos e ser agradáveis, certo? Em seguida, o menino de 6 anos continuou: “Mas os cachorros já nascem sabendo como fazer, e é por isso que eles não ficam muito tempo por aqui”. “
Se você está precisando de um alento em sua vida, leia uma e outra vez esse texto, tantas quantas vezes você precisar. A visão pura desse garotinho, lhe ajudará a entender que a vida pode ser bem alegre e simples do que aquilo que nós pintamos.
A moral da história é: Se um cão fosse seu professor, você aprenderia coisas como:
• Quando teus entes queridos chegarem em casa, sempre corra para cumprimentá-los;
• Nunca deixe passar uma oportunidade de ir passear;
• Permita que a experiência do ar fresco e do vento;
• Corra, salte e brinque diariamente;
• Melhore a sua atenção e deixe as pessoas te tocarem;
• Evite “morder” quando apenas um “rosnado” seria suficiente;
• Em dias quentes, deite-se de costas sobre a grama;
E nunca se esqueça: “Quando alguém tiver um mau dia, fique em silêncio, sente-se próximo e suavemente faça-o sentir que está alí… Eis o segredo da felicidade que os cães todos os dias nos ensinam.”